Urbano Augusto Rodrigues Valente

P_Urbano

Mais que homem de Deus, Urbano Augusto Rodrigues Valente era um servidor da comunidade e um engenheiro de vocação.

Nascido a 20 de Julho de 1872, filho de João Rodrigues Marques Valente e Maria Cândida Valente completou a sua instrução secundária no Porto, tendo depois seguido para o seminário. Foi pároco em diversas freguesias [Valadares (Gaia), Fornelo (Vila do Conde), colado de Crestuma (Gaia)] e Salreu, tendo sido esta a última onde exerceu as funções de sacerdote.

Foi bastante perseguido com a Implantação da Republica tendo, em 1919, sido obrigado a fixar residência em Santa Maria da Feira e Aveiro. Esteve preso e por duas vezes respondeu em tribunal militar, sendo sempre absolvido. Voltaria de novo a ser interrogado pela polícia, pela PIDE, quando publicou o seu livro “O Cântico dos Cânticos”, não sendo desta feita preso.

A nível concelhio esteve envolvido em diversas iniciativas. Foi um dos membros da Comissão Organizadora da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, cujos estatutos foram aprovados em 03/10/1935, tendo ascendido a Provedor da instituição, cargo que desempenhou entre 1946-48. Desconhece-se se o Pe. Urbano foi eleito ou nomeado Provedor da Misericórdia de Estarreja, por falta de notícias nas actas da Assembleia Geral e nas da Mesa Administrativa da época. Sabe-se, porém, que assinou na qualidade de Provedor as actas da Mesa, desde 13/01/1946, data em se se menciona que a Mesa é nova. O Pe. Urbano figura como Provedor na acta a Assembleia Geral de 26/12/1948, quando se realizam eleições, então vencidas pelo Padre. Donaciano de Abreu Freire.

Assinatura do Pe. Urbano

Assinatura do Pe. Urbano Valente

Foi ainda presidente do concelho do Grémio da Lavoura de Estarreja, bem como vogal do Conselho Municipal.

A sua vertente de engenharia levou-o a construir uma máquina a vapor para aplicar num barco no Rio Douro, uma malhadeira para arroz, bem como diversas peças de carpintaria.

O Padre Urbano Augusto Rodrigues Valente viria a falecer a 29 de Dezembro de 1955, com 82 anos.