Orçamento Participativo Municipal de Estarreja 2015/16

OPM2015-16

Tendo em vista a recolha da opinião da população e a promoção da sua participação na elaboração do Orçamento do Município, a Câmara Municipal de Estarreja promoveu, entre Maio e Julho, a 2.ª iniciativa “Orçamento Participativo Municipal” (OPM), através da realização de sessões públicas em cada uma das freguesias do concelho.

Nestas sessões, os munícipes puderam pronunciar-se sobre os investimentos que considerem prioritários para a freguesia e/ou concelho, cabendo ao Executivo fazer a avaliação final das propostas, com base em critérios técnicos, financeiros e estratégicos.

Quem não pôde estar presente nas sessões pôde, igualmente, participar neste processo através do preenchimento de um inquérito on-line que permitiu recolher a opinião sobre a área de intervenção municipal e sobre os investimentos que os munícipes consideram prioritários realizarem-se nas diferentes no concelho e nas diferentes freguesias.

Após realizada uma análise técnica preliminar das propostas apresentadas, a comissão de análise técnica seleccionou as 19 ideias finais e que estão passíveis de votação e até ao próximo dia 30 de Setembro, na plataforma online do OPM. Haverá ainda um momento de votação presencial, agendado para dia 28 de Setembro, das 18h00 às 22h00, nas respectivas Juntas de Freguesia.

Na vertente municipal foram selecionados os seguintes projectos: Obra na Sede do Cine-Clube de Avanca; +C.A.O. Cerciesta; Construção de bloco sanitário; Ribeira da Aldeia/Parque de Merendas/Turismo de Natureza; e Revitalização da área da Turbina com ligação ao BioRia e Percurso Ciclável do Antuã.

Na categoria de Freguesias estão 15 candidaturas a concurso, sendo 4 para Avanca; 1 para Beduído/Veiros, 2 para Canelas/Fermelã, 5 para Pardilhó e 3 para Salreu:

O montante global do OPM é de 100 mil €, montante a dividir entre os projetos de âmbito Municipal (50 mil€) e de Freguesia (10 mil€ para cada freguesia).

OPM15-16

Trackbacks & Pings